quinta-feira, 18 de abril de 2024
UnPoema prepara novidades para agitar a cultura no Vale do Araguaia
O coletivo UnPoema de Arte, Cutura e Educação prepara para o segundo semestre deste ano uma série de ações que vão agitar o cenário cultural em todo o Vale do Araguaia.
Uma das novidades será o lançamento do 1º Festival UnPoema de Literatura,Artes e Gastronomia. O Evento será uma das atrações culturais da temporada de praia.
Segundo o escritor, poeta e jornalista Antonio Pacheco, um dos integrantes d0 coletivo UnPoema, a proposta visa reunir num único espaço, atividades como feira de livros, exposição de artes plásticas coletiva, performances teatrais, show litero-musical, exposição de poesia-varal, oficinas de escrita criativa, artesanato e, claro, comidas típicas do cardápio popular do Vale do Araguaia.
"Queremos que a população local e os visitantes conheçam o que há de mais fantástico no Vale do Araguaia: a arte e a cultura da nossa gente", afirma o escritor.
UnPoema na história
o Coletivo UnPoema de Arte, Cultura e Educação está completando 40 anos de existência. O grupo-movimento foi fundado em 1984 por vários jovens artistas, especialmente candidatos a poetas e escritores, a partir de uma provocação da professora, socio-educadora e poeta Adalgisa Lima (falecida em 2021).
Os principais membros fundadores do coletivo, Wanderley Wasconcelos, Paulo Antonio Filho, Antonio P. Pacheco, Perillo josé Sabino Nunes, Carlos Ney Souza Vera, Sebastião Carvalho, Virgílio Cruz Assis, desde então, seguiram fazendo arte, compondo poesias, publicando e difundindo a cultura brasileira produzida apartir das margens do rio Araguaia.
Atualmente, o grupo-movimento UnPoema se articula nas redes sociais bem como desenvolve projetos em comum enquanto reestrutura suas bases para se tornar um instituto a fim de expandir suas atividades para além das fronteiras do Vale do Araguaia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O próximo livro do escritor e poeta Antonio P. Pacheco já está no prelo. O autor foi contemplado pelo edital Paulo Gustavo da Secretaria d...
-
A manhã nasceu com cara de quarta-feira de cinzas em fevereiro. Mas, já era novembro no calendário. O silêncio invadindo a casa toda prenunc...
-
Eles viveram as mesmas história, mas não lhes haviam sido dado voz e alma para se expressarem...até agora. Você vai se surpreender com s...
-
Não, eu não sou o inimigo Não vim para destruir o mundo Eu estou aqui como um atalaia Ouçam minha voz E ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário